Seguidores:

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Receita da Massa de Biscuit comestível

Receita da Massa de Biscuit comestível

Material
• 2 colheres de sopa rasas de gelatina em pó sem sabor ou 1 pacote de 12g
• 5 colheres de sopa de água fria (para dissolver a gelatina)
• 550g de açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes (reserve 100g desta quantidade para o manuseio da massa, depois de cozida)
• 3 colheres de sopa de goma adraganta ou CMC
• 2 colheres de sopa de glucose dissolvida em 1/2 colher de sopa de água
• 3 colheres de sopa rasas de gordura vegetal hidrogenada
• 1 clara de ovo (grande)
• 100g de Maizena
• Corante comestível nas cores desejadas
• Panela com revestimento interno anti-aderente, peneira fina, colher de pau
Sobre a goma adraganta ou CMC
Pouco familiar para nós, ela serve para tornar a massa mais espessa. Normalmente é utilizada nas indústrias de alimentos e também em laboratórios farmacêuticos, sempre em produtos que serão ingeridos. Pode ser encontrada a granel em algumas farmácias de manipulação e casas especializadas em produtos para confeitaria.
Sobre os outros ingredientes da receita
São facilmente encontrados em casas que vendem produtos para confeitaria. Normalmente, as lojas enviam seus produtos para todo o país. Algumas lojas especializadas em confeitaria:
Central de Culinária Ellis - Fone: (11) 572-7342 - São Paulo
Centro Culinário Trem da Alegria - Fone: (11) 6917-3695 - São Paulo
Centro Culinário Tia Marlene - Fone: (11) 3721-8066 - São Paulo

Modo de fazer

Numa panela com revestimento interno anti-aderente, dissolva a gelatina na água fria aos poucos.
Acrescente 450g do açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes, a goma adraganta ou CMC, a glucose líquida, a gordura vegetal e a clara de ovo.


Misture bem todos os ingredientes com uma colher de pau e leve ao fogo, entre médio e alto, mexendo sempre.
Quando a massa adquirir a consistência de um mingau espesso e começar a desgrudar do fundo da panela, tire-a do fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos.


Polvilhe então uma superfície de mármore, fórmica ou madeira lisa com um pouco da Maizena e despeje a massa. Manuseie-a como faria com uma massa de pão. Vá acrescentando aos poucos o açúcar peneirado restante (100g) e a Maizena, sovando bem, para que fique com uma consistência homogênea.
É possível que você não precise usar toda a quantidade de Maizena e nem todo o açúcar reservado para o manuseio. O importante é que a massa fique macia, elástica, e que se solte facilmente das mãos.



Tingir é fácil
O resultado do trabalho é sempre melhor se você deixar para tingir a massa apenas na hora de utilizá-la. A maior parte das peças é feita com massa tingida com corante comestível. Use as cores e quantidades indicadas e manuseie bem até obter uma coloração homogênea, toda por igual.


Dicas essenciais
• Se depois de pronta, no momento do trabalho, a massa estiver um pouco dura, coloque-a por cerca de 3 segundos no microondas em potência máxima - a consistência voltará ao normal.
• Para conservação da massa, mantenha-a sempre na geladeira bem embalada em sacos plásticos e dentro de um recipiente plástico. Nestas condições pode durar até 6 meses.

3 comentários:

  1. muito obrigado pela receita de biscut comestivel

    ResponderExcluir
  2. eu ainda nao fis a receita mas no dia em que eu estava tao triste au ovi o lovor me alegrei. beijos e um feliz natal e um prospero ano novo.

    ResponderExcluir
  3. vanessa queiroz13 abril, 2010

    Olá se acoso voce tiver um passo a passo da modelagem de carrinhos me envie por gentileza, não consigo encontrar e queria fazer para o bolo do meu picuxo.
    bjksssss

    ResponderExcluir